Como ser um YouTuber? Como criar canal e postar os primeiros vídeos

Uma das mais recentes profissões do mercado são os Youtubers ou os chamados produtores de conteúdo. Esse tipo de profissional produz vídeos para um canal pessoal do Youtube que pode ser sobre os mais variados temas.

Além de saber o que falar para o público, o Youtuber também precisa ter uma noção de filmagem, iluminação, qualidade de vídeo e edição, bem como lidar com marcas que os procuram para divulgação dos produtos. Para isso, a profissão tem ficado cada vez mais elaborada. Confira abaixo como ser um youtuber.

Como ser um youtuber?

O primeiro passo para se tornar um youtuber é ter facilidade em falar com as câmeras. Se você for uma pessoa descontraída, que não tem vergonha em ser filmado e fotografado a profissão é ideal para seu perfil.

O próximo passo é definir o tipo de conteúdo que você quer falar sobre. Podem ser elaborados tutoriais de maquiagem, de trabalho manual, de receitas, como também podem ser vídeos sobre moda, comportamento, viagem, opiniões… as opções são infinitas!

O passo número 3 é segredo para atingir o sucesso: fazer um vídeo viral. Com o tempo, você notará que alguns conteúdos são mais acessados que outros. Temas polêmicos também são capazes de fazer seu vídeo um sucesso. No entanto, ser famoso apenas por um vídeo não irá garantir que seu canal seja um sucesso por muito tempo. É preciso cativar seu público com vídeos interessantes e mantê-lo bombando constantemente.

Dicas para ser um youtuber de sucesso

Não basta somente criar um canal de conteúdo, quem quer ter um blog de sucesso em vídeos precisa aderir as políticas do YouTube e também as estratégias que façam o algoritmo beneficiar suas postagens.

1. Fale sobre o que você gosta

A primeira dica é que você busque por um conteúdo que você gosta de falar sobre e que tem intimidade. É difícil passar confiança para o público se você falar sobre um tema que está em alta, mas que você não tem conhecimento suficiente para falar sobre.

2. Conheça seu público

A segunda dica é que você precisa conhecer seu público. Estar familiarizado com o tipo de gente com a qual você quer falar, ajudar, e passar seu conteúdo são fatores essenciais. Dessa forma, você pode adaptar o tipo de linguagem e o estilo do vídeo que mais vai agradá-los.

A melhor forma de fazer isso é acompanhando os comentários que as pessoas deixam no seu vídeo. Sempre deixe perguntas durante os vídeos para elaborar essas informações.

3. Crie uma identidade

Criar uma identidade é transmitir aos seus espectadores as coisas que você gosta, com as quais se identifica. Dessa forma, eles notarão um padrão na sua maneira de falar, nos seus gestos, nos detalhes do canal, como o logo e as cores.

4. Otimize o número de visualizações

Para melhorar o número de cliques é essencial que a capa do vídeo seja bonita e o título seja chamativo. Capriche!

5. Mantenha a qualidade da edição

Da mesma maneira que a dica 4, é essencial que a edição do seu vídeo seja de ótima qualidade. O áudio deve ser bom e a iluminação deve agradar os olhos de quem assiste. Chiados, vídeos escuros, barulhos de fundo, tudo isso atrapalha a experiência de quem assiste.

Dessa forma, invista em bons equipamentos, como câmera, microfone e tripé. Além disso, se você não tem experiência em edição ou filmagem, contrate um pessoal especializado.

Se precisar de dicas de onde editar pode contar com o próprio editor de vídeos do Youtube ou usar um dos seguintes editores online e gratuitos – alguns deles funcionam até no celular!:

E se ainda precisar de uma mão para editar os arquivos, temos preparado um tutorial de como editar vídeos nos principais programas de montagem.

6. Crie uma rotina de publicação

Também é importante que você mantenha os vídeos de forma constante. Ou seja, que vídeos novos sejam publicados toda semana na quantidade que for boa dentro da sua rotina.

Dessa forma, você consegue manter o público te seguindo, aguardando pelo próximo vídeo. Quando os vídeos demoram muito para sair, o público deixará de acompanhar o canal.

Outro ponto importante é que você separe os vídeos por temática, assim fica mais fácil de seus seguidores procurarem pelo material que mais o interessam.

7. Incentive o engajamento

Chamar o público para comentar no vídeo, para curtir e seguir o canal incentiva esse tipo de interação e também te dão uma ideia do tipo de conteúdo que mais o agradam ou se o estilo de vídeo é bom para eles.

Além disso, seguidores assíduos recebem as notificações toda vez que sai um novo vídeo, o que aumenta o número de visualizações. Outro ponto importante é que quanto maior o número de seguidores do canal, maiores os prêmios e ganhos do youtuber.

Aliás, o engajamento do público será essencial para as formas de monetizar o Canal, coisa que é possível fazer desde cedo, mesmo ainda não tendo muitos likes e inscritos.

8. Acompanhe outros canais

Estar atento ao que outros canais do mesmo nicho que o seu é essencial para que você tenha ideia sobre novos vídeos, sobre as marcas que divulgam e sobre os estilos de vídeos.

Como ser um youtuber

VEJA AQUI:  13 dicas comprovadas para ter sucesso no YouTube

Editor de Fotos e Montagens

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content